09 março 2006

UP Média: O novo canal de televisão


A Universidade do Porto (UP) vai apresentar em Março, no dia da Universidade, a UP Média.

Será um canal de televisão interno que tem como objectivos contribuir para uma visão unificada da UP, apoiar necessidades de Comunicação das entidades da UP, possibilitar a exibição de produção experimental na área da comunicação da cultura e ciência, apoiar eventos e debates de interesse da UP e servir de experimentação e treino para alunos.

Este projecto está a ser desenvolvido pela Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e pelo curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação (JCC).

A distribuição do canal, usando tecnologia desenvolvida na UTM, recorre à tecnologia peer-to-peer e constitui uma aplicação inovadora no cenário das Corporate TVs.

Este projecto, inicialmente, iria chamar-se UPTV, mas logo outra empresa se apressou a registar esse nome e fazer um projecto semelhante para transmissão em Universidades privadas e Politécnicos.

Nas instalações do curso de JCC já se sentem as movimentações no sentido das emissões começarem muito em breve, ao que consegui apurar, ainda este ano.

Das novidades posso adiantar que os conteúdos de cada faculdade serão identificados pelas respectivas cores que diferem em todas as faculdades.

Prometo acompanhar este projecto intensamente e trazer mais pormenores.

Sem comentários: