07 maio 2006

Quem tem capa já não escapa


Começou hoje mais uma semana da queima das fitas na cidade do Porto. Este ritual que se repete por todo o país, onde quer que exista uma universidade.

Para quem nunca teve uma experiência de “vida académica”, esta semana pode parecer estranha, como estranho parecem as “monumentais” bebedeiras de muitos futuros doutores e engenheiros deste país.

De facto, são estes dias que os estudantes universitários aproveitam para libertar a tensão acumulada com os trabalhos académicos realizados durante o ano e também serve para se prepararem para o stress dos exames que estão prestes a começar.

O Porto é das academias com maior tradição de queima das fitas. Quase nenhum estudante deixa de estar presente na primeira noite, junto à antiga cadeia da relação, para assistir à monumental serenata. É nessa altura que os padrinhos académicos aproveitam para “traçar” a capa aos seus novos afilhados. Se por um lado são cada vez menos os caloiros que aderem à praxe, por outro todos querem vestir o traje académico.

Depois segue-se uma semana cheia de concertos. Espectáculos diversificados e acções de solidariedade.

Outro ponto considerado alto é sempre a missa da bênção das pastas no estádio do dragão e o cortejo na terça-feira.

No dia do tradicional cortejo, a cidade do Porto fica parada para conhecer os seus estudantes. O trânsito torna-se ainda mais caótico.

O presidente da câmara marca sempre presença na tribuna que este ano regressa para a avenida dos aliados. Para isso contribuiu o acelerar das obras para que tudo esteja pronto.

Apesar dos concertos elaborados a pensar na diversidade e a preços acessíveis, a maioria dos estudantes aproveita a queima das fitas mais para confraternizar com os amigos e desconhecidos do que propriamente para ver os concertos.

O hospital de Stº António, por estes dias, não tem mãos a medir. Esta noite constatei isso mesmo ao levar 2 amigos que se encontravam em estado alcoólico avançado, desculpem o eufemismo. Foram todos muito profissionais naquela unidade hospitalar.

A queima das fitas segue sem interrupções. Aqui fica a ligação à Federação Académica do Porto (FAP) para que seja possível consultar todo o cartaz.

De fazer referência apenas que este ano a RTP terá no programa “Portugal no Coração” um diário da queima das fitas, onde será “contado” aos telespectadores tudo que se passou no dia anterior.

Sem comentários: