27 junho 2006

Uma aldeia chamada Amarante



Nasci em Amarante. Uma grande parte da minha vida tem sido passada em Amarante.

Confesso que cada vez mais me distancio daquela cidade.

Devido a “politiquices” , Amarante já perdeu a PT, EDP, PSP e prepara-se para perder a maternidade e a urgência médico-cirurgica do Hospital de São Gonçalo.

Afinal, o que pode motivar alguém a viver no concelho amarantino? Talvez a paixão e o amor à terra!

A câmara municipal tem revelado incapacidade para resolver os importantes problemas do concelho. O executivo camarário perdeu, inclusivé, a capacidade criativa que muitas vezes ajuda a resolver problemas quando um município está com contenção orçamental.

Não compreendo como este ano não temos o habitual cartaz do “verão cultural”. Não percebo o motivo do palco ter mudado da praça do Ribeirinho para o antigo parque de campismo. Se as esplanadas estão no parque do ribeirinho, não faz mais sentido manter lá o palco?

Passo, actualmente, quatro dias por semana no Porto. Confesso que a vontade de voltar a viver em Amarante sete dias por semana começa, cada vez mais, a ser menor.

Aos amarantinos resta uma de três alternativas: deixar de ter uma atitude passiva e passar a reivindicar mais; mudar o executivo camarário ou rezar a S. Gonçalo para que faça um milagre.
Força amarantinos: mudar o rumo das coisas depende de TODOS e de CADA UM. Se não lutarmos daqui a muito pouco tempo Amarante será apenas uma pequena aldeia entre o Porto e Vila Real.

10 comentários:

Anónimo disse...

Nem sei que dizer... =S

so pra deixar um abraço

Anónimo disse...

a intenção é mesmo essa...força armindo

Nux@ disse...

Sou de Celorico de Basto, mas estudei durante seis anos em Amarante e conheço-a desde criança e percebo o que tu sentes... é pena mas Amarante parece que parou no tempo... e os politicos não sentem isso? Celorico é "invadido" por amarantinos muitas vezes... isto porque provavelmente Amarante não tem nada de novo para oferecer. É pena porque Amarante tem tudo para ser uma cidade turistica... É linda!!!

MARANUS disse...

Sou Amarantino a viver fora do pais todos os anos as minhas ferias sao paassadas na minha terra natal
Gosto de Amarante assim. É muito bela esta cidade com as suas ruas antigas estreitas e íngremes, este concelho plantado no sopé do Marão imponente.
Bem-haja aos que procuram, a cada dia, melhorar Amarante, promovendo acções que acariciam a alma da Princesa do Tâmega. Sim, as diferentes formas de cultura são um bálsamo para a alma dos mortais.
Façam, não vacilem. Apesar dos recursos serem parcos, continuem a dar-nos teatro, música de qualidade, ópera, exposições, animação de rua, concertos com artistas de qualidade, despiques de bombos, arruados de filarmónicas, cortejos etnográficos e muito, muito mais…
Dêem-nos condições para Amarante continuar a ser igual a si própria, honrando os vultos do passado, uma terra que se orgulha de ser especial.

Anónimo disse...

Olá! Não sei quem é nem me conheces, de certeza. Também vivo em Amarante(dois dias por semana, pois estou a estudar em Coimbra, neste momento que estou prestes a acabar o meu curso começo a ponderar se quererei regressar, pois a aquela coisa que ainda se chama cidade não têm nada para nos atrair. Mas faço parte de uma juventuide partidária, e estamos a lutar afincadamente por tentar salvar a aquela terra das mãos de politicos caducos e incompetentes! Será que ainda vale a pena lutar por um caso perdido? Eu não sei o que se passa com os amarantinos, parece que todos adormeceram e nós estamos a tertar acorda-los.
daniel_amarante@sapo.pt

Anónimo disse...

ola,
sou amarantina e vivi a quase metade da minha vida no estrangeiro,
mas a minha nunca me esquece nem os meus familiares que la vivem,
espero que a linda cidade que nos temos o s. goncalo a proteja lol.
fatima

Anónimo disse...

ola nao sou de amarante mas conheco bem cidade ou aldeia km lhe keiras xamar! mas e muito bonita sempre k posso passo ai umas boas ferias cm tdas amizades k tenhu ai! fika bem!

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read blackberry commercials Advertising free hosting online web asian girls quotes said by paris hilton Protonix cure reflux blonde Office microsoft live services beta card credit customers Water hummer xxx shaved pussy chubby jenn-air double oven Skyp voice over ip Personal web cam chats

Anónimo disse...

What a great site »

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » » »