03 novembro 2006

De Rodin a Kandinsky, a Miró...Colecção Lamerdin


O Museu Municipal de Amarante vai receber a exposição “De Rodin a Kandinsky, a Miro…Colecção Lamerdin” de 28 de Outubro até 28 de Janeiro de 2006.

São 63 os trabalhos que podem ser vistos na sala de exposições temporárias do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso , que fazem parte da colecção Lamerdin que é originária da cidade de Wiesloch, na Alemanha, e que esse município recebeu por doação.

Esta colecção reúne obras de artistas de relevo, como Auguste Rodin, Pablo Picasso, Edgar Degas, Joan Miró, Wassily Kandinsky ou Martin Mayer.

Jurgen Hirschauer, historiador de arte alemã, escreveu, sobre esta colecção, que: “A ampla colecção de Kurt e Gertrud Lamerdin permite-nos exemplificar as correntes artísticas dos séculos XIX e XX que recorrem e representam também as tendências intelectuais, as descobertas e os desenvolvimentos da sua época.”

O Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Armindo Abreu, considera que “a exposição pontua para o Museu - que conta com mais de meio século de existência - e para a cidade em si, um momento alto da sua actividade cultural e constituí, para todos os que a queiram visitar, uma excelente oferta, reunindo trabalhos, não só da escola das Belas-Artes alemã, mas, também, de grandes referências que polvilharam a epopeia da arte europeia de finais dos século XIX, princípio do século XX.”

O autarca amarantino salienta ainda que “a vinda desta exposição a Amarante é uma consequência da geminação que este município possui com o de Wiesloch, na Alemanha.”

António Cardoso, historiador de arte e director do Museu Municipal de Amarante, deseja que “ a exposição preencha hiatos de informação e em termos pedagógicos possa permitir uma adequada exploração por parte das escolas e da região”. O director do Museu destaca “ o pequeno núcleo de escultura e sobretudo a obra gráfica de grandes autores como Picasso, Braque, Groz, kandinsky, Hartung…”

António Cardoso salienta ainda que “ esta é uma colecção estimável, começada a realizar-se na 2ª metade do século XX, com objectivos transnacionais, procurando reunir obras de artistas consagrados fundamentalmente dos séculos XIX e XX, acentuando, todavia, as tradições do Romantismo e a forte expressão do Expressionismo alemão”.

O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso é um dos mais significativos Museus portugueses de arte moderna, contendo a mostra de pintura, escultura, e serigrafia. Pode ser visitado de terça a domingo (excepto dias-santos e feriados) , das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30m. O preço geral é de 1,00€, para estudantes, seniores e cartão jovem de 0,50€ e grátis para os menores de 15 anos.

Sem comentários: