10 março 2006

A avenida cinzenta


A imagem que se encontra em cima passou à história. A avenida dos Aliados, no Porto, encontra-se em obras.
Com a passagem do metro naquela artéria da cidade e com a criação de uma estação, a empresa “Metro do Porto” decidiu proceder à (des)requalificação daquela avenida.

Os grandes mentores do novo urbanismo são os, não menos grandes, arquitectos portuenses Souto Moura e Siza Vieira.

Várias pessoas levantaram vozes contra o facto daquele espaço perder a calçada típica portuguesa para dar lugar a cubos de granito.

Confesso que no início nunca percebi muito bem o porquê daquelas vozes discordantes. Confesso também que não percebo nada de arquitectura e que olhar para um projecto é o mesmo que olhar para nada.

Agora que as obras se encontram em fase adiantada já dá para termos uma percepção de como aquilo ficará. E vai ficar simplesmente feio e descaracterizado.

O Porto já é uma cidade fria devido ao seu clima e à forma como foi projectada no passado, mas colocar aqueles cubos graníticos cinzentos na “sala de visitas” da invicta não me parece a melhor solução. Mais, eliminaram uma calçada que é tipicamente portuguesa, e que dava um toque muito peculiar, muito nossa, àquele espaço.

As árvores também foram cortadas.

Não entendo que numa altura de contenção financeira se tenham criado três estações de metro ( Trindade; Aliados; S. Bento) num espaço tão curto.

De facto, têm razão todos aqueles que levantaram vozes discordantes do actual projecto.O Porto ficou mais feio e muito mais pobre.

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Muito bem José. Eu também não sou arquitecto mas interesso-me muito pelo tema. Infelizmente o que se está a passar nos Aliados é uma continuação da política da Porto 2001, política essa que, por ser incapaz de compreender a verdadeira alma e tradição portuenses, opta pela sua aniquilação.

Portugal não é um país com obras grandiosas mas teve grandes mestres que nos deixaram um legado valioso. É nosso dever deixar que as próximas gerações o possam também apreciar.

Mas a continuar assim, claro, vai ser difícil.

Nuno Quental

Anónimo disse...

É pena que se descaracterize aquela que é a sala de visitas da minha cidade. Uma praça que já dela é tão bonita nã precisava das manápulas de tão grandes mestres que se sabia, à partida, irem descaracterizar tão magnífico espaço.

Fico à espera de ver o resultado final, mas continuo de pé firme a afirmar que nunca mais aquela praça será a mesma. Espero estar enganado...

Anónimo disse...

Nao sou do Porto e nao conheço muita a cidade (apenas o que me mostras-t) mas é pena ver a 'sala de visitas' da vossa cidade a desaparecer e a ser criado, se calhar, um monstrinho no local...

:S

Anónimo disse...

best regards, nice info » »

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Dental malpractice lawyer washington state Atlanta web site promotion loan abe lurie moving company Debt profina site solution web patent bulk email marketing service Payday cash 1 hour loans Country music dancing Cadillac escalade part get rid of cellulite in a healthy manner Show your male ass Acne phisiology Average percent body fat Updated email lists of sharon