26 março 2006

Jornal "Académico"



Esta semana chegaram até às minhas mãos vários exemplares do jornal semanal “Académico” da Universidade do Minho (UM).

Este jornal é todo ele elaborado pelos alunos do curso de Comunicação Social daquela Universidade pública.

Num formato A3 e com 16 páginas, a primeira, as centrais e a última página são a cores. Neste jornal são tratados os assuntos relacionados com a UM, mas há também espaço para criticas / sugestões de música, cinema, publicidade e ainda a opinião dos leitores.

O grafismo é muito bom e as matérias são tratadas de uma forma de agradável leitura.

O jornal pertence à Associação Académica da Universidade do Minho e saiu esta semana o número 22 daquele semanário.

Fica aqui um bom exemplo dos futuros jornalistas da UM e a prova de que é possível elaborar um jornal, académico, semanal.

Ficava bem à Universidade do Porto (UP) a criação de um projecto semelhante uma vez que o único jornal que existe é o JUP e é um jornal da academia do Porto, com uma distribuição mensal e a precisar, URGENTEMENTE, de uma renovação em termos gráficos.

Ao Vasco Leão, Mariana Pinheiro, Raquel Malaínho, Tiago Vaz Osório e restante equipa do “Académico” os parabéns pelo jornal.

5 comentários:

Anónimo disse...

Em nome do Académico e de toda a equipa que trabalha todas as semanas para o fazer sair agradeço-te por fazeres referência ao nosso jornal no teu blog.
Posso dizer que apesar de todo o esforço, trabalho e cansaço que nos provoca, sabe bem vê-lo a chegar todas as semanas. Sentimos todos, DEVER CUMPRIDO!!!

Saudações Académicas

Anónimo disse...

Não sabia que a distribuição da nossa "obra" semanal era tão eficiente!!! É bom saber que o nosso trabalho é reconhecido, pricipalmente quando equacionamos a expansão da nossa redacção a outras universidades.

PS: CS sempre em grande :D

the girl in the other room disse...

Impressionante é que os alunos de jornalismo do Porto não sintam vontade de se dedicarem e tentarem melhorar o único jornal que há.

Reclamar e idealizar não ajuda de nada.

Digo eu..

Beijinho

... disse...

Agora é a minha vez de agradecer o vosso post! Fico feliz por saber que o Académico chegou até vocês. É fruto de um amor nutrido por todos os que nele trabalham quase diariamente:)

Anónimo disse...

bem... passei aqui por acaso... aí vai um bocado de contraditório... a modos que essa ideia do jornal da UP já foi tentada e foi... (quem fazia o grafismo desse projecto? mas na altura do teu post o grafismo estava mesmo uma desgraça!)... para além do jornalista é preciso uma organização... talvez independente... quem criticará os profs da própria escola (e as suas matérias), ou os seus financiadores?... haverá alguém em jornalismo capaz de entrar no jogo "quanto mais me retiverem, mais tempo me aturam" (já usado numa escola com "números")?... ou como tal poderá ser contornado?... Como é que foi possível a AE do minho já ter posto um jornal do curso de comunicação fora do mapa? (também já aconteceu com o jornal de engenharia no porto - o jup noticiou o mesmo e saiu ileso)...
não são só os individuos que aprendem, também há aprendizagem organizacional.
com os seus altos e baixos, talvez o jup já tenha respondido a algumas destas perguntas com pessoal de jornalismo, de psicologia, sociologia, biologia, pintura, design, economia, música, engenharia, história etc...
pessoas que estudaram a sua própria organização... e puseram mais assuntos na agenda da universidade do porto que à partida se possa pensar... o jup nasceu em ciências, mas foi por ter de lá saido que conseguiu perdurar com uma regularidade única...
como diria qualquer biólogo, a diversidade é a chave para a evolução e sobrevivência...
saí do teu mundo fechado (como eu fiz) e vê que muito do pessoal fixe não está no nosso curso ou escola... passa pelo jup... o inbreeding é uma coisa muito censurada no mundo académico mais desenvolvido...
já agora visita
http://revista-aguasfurtadas.blogspot.com/
parabéns à the girl in the other room, critica e faz...
abraço