27 novembro 2005

Pedro Carneiro em entrevista


PEDRO CARNEIRO
UMA JOVEM PROMESSA NO FUTEBOL



Tem 17 anos, é natural de Amarante, joga na selecção nacional sub 18 e tem um sonho: jogar na liga inglesa de futebol tal como o seu conterrâneo Ricardo Carvalho.

José Manuel Monteiro: Com que idade despertaste o teu interesse pelo futebol?

Pedro Carneiro: Desde muito novo, tinha eu cinco/seis anos.


JMM: Onde iniciaste esta prática desportiva e com que idade?

PC: Comecei a jogar federado com 9 anos, no Amarante Futebol Clube.


JMM: A formação que adquiriste no Amarante F. C. foi importante?

PC: Foi muito importante, pois foi lá que aprendi o básico do futebol. O resto foi força de vontade e o querer sempre mais.


JMM: Como se deu a tua passagem do Amarante Futebol Clube para o Boavista?

PC: Foi no escalão de infantis. Estava a fazer uma boa época e os olheiros de vários clubes andavam à procura de novos talentos e descobriram-me no Amarante. Depois foi a parte dos contactos com o clube e depois os contactos com os meus pais.
A meio da época fui prestar provas ao Boavista e no fim do 1º treino eles gostaram de mim e disserem que gostavam que eu fosse para lá…

JMM: Como foi essa adaptação a um clube diferente?

PC: Eu quando fui para o Boavista ia muito feliz , mas passados 15 dias queria voltar para casa, pois não conhecia ninguém nem nada, apenas ia treinar e depois ia para a residência… não se fazia nada mesmo. Mas depois de começar a escola foi mais fácil; fiz novos amigos, comecei a conhecer o Porto e agora não quero outra coisa.

JMM: Nunca quiseste desistir?

PC: No início pensei várias vezes em desistir, mas a minha mãe não me deixou, e ainda bem pois este é o meu sonho: é isto mesmo que eu quero!

JMM: Que balanço fazes deste tempo que tens passado no Boavista?

PC: Acima de tudo faço um balanço muito positivo… estou à 5 anos no Boavista; sempre fui titular! Sou internacional português. Tenho passado muitos bons momentos no Boavista.

JMM: O que sentiste quando foste chamado a primeira vez para jogar na selecção nacional?

PC: Um grande orgulho, fiquei muito feliz! Era um sonho, mas acima de tudo era mais um objectivo e consegui! Para quem quer ser jogador profissional de futebol, para quem sonha ir longe no futebol, a chamada à selecção tem que ser um objectivo! A melhor coisa que há é jogar por Portugal.

JMM: Como está a ser essa experiência?

PC: Tem sido uma grande experiência! É única; não há descrição para tal.

JMM: Quem são os teus ídolos no futebol?

PC: Eu desde miúdo nunca tive um ídolo no futebol, agora que vivo muito este desporto, e que estou por dentro dele, tenho como maior referência o meu conterrâneo Ricardo Carvalho. O Raul Meireles é também um jogador que eu admiro muito. Há muitos… mas estes dois são as minhas grandes referências.

JMM: Até onde queres chegar na tua carreira futebolística, ou seja, em que clube gostarias de jogar?

PC: O sonho que eu tenho é jogar no melhor campeonato do mundo: o Inglês. Gostava muito de jogar lá. Mas não tenho limites no futebol, quero sempre mais. Não me contento com o que tenho: é sempre pouco.

JMM: Paralelamente continuas a estudar. Que curso pretendes tirar?

PC: É verdade, é muito complicado conciliar o futebol e os estudos, mas faço os possíveis para me manter na escola. Eu quero um dia tirar um curso universitário. Estou neste momento em economia, mas não sei se é mesmo isso que eu quero…

JMM: Como é o teu dia-a-dia na cidade do Porto?

PC: O meu dia-a-dia na cidade do porto é um dia igual aos dos rapazes da minha idade. De manha vou a escola, à tarde, como agora ando a tirar a carta de condução, vou para a escola de condução. De resto vou ao shopping, vou tomar café com os amigos. Ao fim da tarde, tenho treino, só é pena ser de duas horas pois eu gosto mesmo muito de treinar. À noite vou jantar, tarde porque o treino acaba tarde, e após jantar, vou para a residência; converso um pouquinho e vou dormir!

JMM: Qual é o teu maior defeito?

PC: Não lhe chamo defeito, mas sou muito teimoso, mesmo! Quando acho que tem de ser como eu quero não costumo ouvir mais ninguém…

JMM: Qual a tua maior virtude?

PC: Faço de tudo para atingir os meus ideais; trabalho mesmo muito para conseguir os meus sonhos… mas sou muito amigo dos meus amigos. Não me esqueço nunca de quem gosta de mim.

JMM: Um conselho para quem quer ser jogador de futebol profissional.

PC: Quem quer ser jogador tem que ter uma vida de jogador; tem de abdicar de muitas coisas na adolescência! Tem que ter muito espírito de sacrifício e também tem que trabalhar sempre para atingir aquilo que quer.

Sem comentários: