27 outubro 2006

As autarquias e o ambiente


Em campanha eleitoral não há candidato a Câmara Municipal deste país que não se mostre sensibilizado com o ambiente. Mas após as eleições, os autarcas aproximam os seus munícipes das questões ambientais através das páginas web dos municípios? Fomos navegar nos sites das Câmaras…

A Internet é um meio cada vez mais utilizado para todo o tipo de fins.
As autarquias já criaram as suas páginas na Internet para irem, mais rapidamente, ao encontro dos cidadãos. Mas, e os temas relacionados com o ambiente como se encontram representados nas páginas dos municípios portugueses?

A Universidade Técnica de Lisboa elaborou um estudo, coordenado pelo Professor Luís Ribeiro Vieira, sobre a qualidade dos serviços e informações prestadas pelos sites na Internet das Câmaras Municipais de Portugal.

Num Universo de 308 autarquias as que ficaram nos sete primeiros lugares foram: Pombal, Portalegre, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Porto, Odivelas e Amarante.

Com base neste estudo fomos consultar o site destes municípios e verificar que informações, sobre o ambiente, fornecem aos seus munícipes.

Começando pelo site www.cm-pombal.pt, verificamos que a informação ambiental não chega aos habitantes de Pombal. Não se encontra qualquer referência ao ambiente.

Passamos para o site da Câmara de Portalegre. Um vídeo inicial mostra as potencialidades daquele concelho. Após saltar a apresentação lá está um link que nos remete para o ambiente. Informações de que vão desde o canil ate aos cemitérios e feiras. Um dado curioso: tem um sobre a reciclagem com a contagem dos ecopontos do concelho e a localização dos mesmos.

Subimos um pouco no mapa e fomos parar em Vila Nova de Gaia. Entramos no endereço www.cm-gaia.pt . Um leigo nestas andanças da Internet não descobriria onde se encontra o link para ambiente. Só clicando no directório municipal é que o descobrimos. Mas valeu a pena. Em destaque o contacto telefónico para recolha de objectos volumosos. Mais em baixo o cibernauta fica a conhecer o departamento municipal de salubridade pública e ambiente, todas as campanhas que foram promovidas sobre educação ambiental, as perguntas mais frequentes e respectivas respostas sobre as questões ambientais e as vantagens dos ecopontos e da reciclagem.

Atravessando a ponte, chegamos ao município portuense. Em destaque, no site, no lado esquerdo temos um convite para visitar a página sobre o ambiente no Porto.

Após um click, lá se abre a página. As informações vão desde os cemitérios até á higiene pública. Sem qualquer conteúdo está o link relacionado com educação ambiental, linhas de água e ruído. De salientar que a autarquia disponibiliza, online, um mapa com os espaços verdes assinalados e muita informação sobre os resíduos – que vão desde como os tratar até aos horários de recolha do lixo. Existe no município a “ecolinha” que presta esclarecimentos relevantes sobre a higiene e limpeza. Através desta linha também se podem fazer reclamações e sugestões.
Através de um link conseguimos aceder às informações da Agenda 21.

No endereço electrónico http://www.cm-matosinhos.pt/ temos dificuldade em perceber onde está o link do ambiente. Apesar da página web ter algumas fotografias de jardins daquele concelho, só a muito custo é que descobrimos o acesso à temática “ambiente” na secção “município”.

Misturadas com as poucas informações ambientais estão notícias que vão desde o centro de atendimento à toxicodependência e a inauguração de novas vias.
Quanto a actividades de educação ambiental, só encontramos as que foram realizadas este verão, não estando programadas nenhumas até ao final deste ano.
O nome das praias de Matosinhos surgem sem a sua localização ou qualquer outro tipo de indicações importantes como a qualidade da água.

Outro classificado no ranking dos 7 melhores sites autárquicos é o de Odivelas. Após uma consulta atenta e pormenorizada é que encontramos a informação ambiental. Para aceder a essas informações temos de clicar em Câmara Municipal, depois em serviços e equipamentos e só depois é que encontramos o tão procurado link sobre ambiente
Há de tudo: áreas de intervenção, notícias, campanhas, publicações e informações úteis.
Apesar da dificuldade em aceder ao link, vale a pena a consulta, pela qualidade e quantidade da informação prestada.

Terminamos esta nossa ronda pelo site classificado em 7 lugar, dos 308 analisados pela Universidade Técnica de Lisboa.
Em http://www.cm-amarante.pt/ encontramos em destaque uma ligação para uma página denominada de “cantinho da água” com alertas para poupar da água.
Mais informações sobre ambiente só existem na loja do munícipe e são muito poucas e algumas delas até bastante desactualizadas.

Desta nossa consulta podemos concluir que, sendo um tema sempre abordado nas campanhas eleitorais, os municípios portugueses, pelo menos os por nós consultados, não dão muita importância, nas suas paginas web, às questões ambientais.

2 comentários:

Anónimo disse...

olha, aqui está o exemplo de um bom artigo. Nunca tinha pensado nem reparado nesse por menor que destaca. Obrigado por nos ajudar a reflectir e parabens pela originalidade deste tema.

Margarida Bento - Sesimbra

Anónimo disse...

O Município de Pombal colmatou já esta falha de informação. Pode aceder à secção do ambiente em Município de Pombal - Ambiente