22 abril 2006

Deputados em falta


A propósito das faltas dos deputados na quinta feira antes da Páscoa, o jornal “Expresso” de hoje trás algumas revelações que desconhecia e que me indignaram.

Segundo aquele semanário, existe na bancada do PS uma pessoa que tem a responsabilidade de verificar se, em cada votação, existe o número necessário de deputados. Ainda, o mesmo jornal, faz referência que dentro do Partido Socialista são muitas as vozes que estão contra o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, por considerarem que ele poderia ter adiado a votação.

Estas revelações mostram bem que são imensas as vezes que os senhores deputados não estão presentes no hemiciclo, auferindo mesmo assim ordenados elevados e obtendo muitas regalias.

Não entendo que num país da nossa dimensão tenhamos tantas cadeiras na Assembleia da República, estando a maioria delas vazias.

Tenham vergonha senhores deputados! Produzam mais e melhor. Se este país não avança vocês também têm a vossa parte de responsabilidade: e não é tão pequena assim!

O PSD propôs que a criação de uma comissão que avaliasse os deputados e que, nalguns casos, essa comissão de pessoas independentes pudesse sugerir a perda de mandato. Esta sugestão não agradou a quase ninguém.

Fiquei surpreendido com o candidato presidencial Manuel Alegre por também ter assinado o livro de presenças e se ter posteriormente ausentado do parlamento. De facto o povo português não se engana a votar, pois se o poeta tivesse vencido provavelmente iria faltar a cerimónias importantes.

Ainda recentemente veio a público o facto de alguns deputados eleitos pelo circulo eleitoral do Porto terem recebido ajudas de custo por visitas que nunca efectuaram ao distrito.

Depois destas notícias ainda ouvimos queixas que a classe política é “coitadinha”.

Espero que os políticos comecem a dignificar mais a classe a que pertencem e que produzam muito mais. De parasitas está este país cheio.

Sem comentários: