11 abril 2006

Voluntariado Jovem



A Câmara Municipal de Amarante (CMA), desde o início deste mês, que se encontra a apoiar monetariamente 166 jovens estudantes universitários residentes no município.

O programa denominado “Voluntariado Jovem”, segundo o site da CMA, “ visa estimular o voluntariado, proporcionando, simultaneamente, àqueles que têm uma situação económico-familiar mais débil, a oportunidade de prosseguirem estudos superiores. Os seus destinatários são jovens residentes no concelho há mais de dois anos, os quais devem reunir os seguintes requisitos: ter idade inferior a 30 anos; estar matriculados no ensino superior; manifestar intenção de prosseguir um programa de voluntariado em função da sua disponibilidade e da do Município; apresentar sucesso educativo, não ultrapassando duas reprovações no ensino superior.”

Os jovens seleccionados têm de cumprir 8 horas semanais de voluntariado em diversas instituições do concelho amarantino, em áreas relacionadas com o curso que estão a frequentar.
Em contrapartida recebem uma bolsa de 100 euros durante o período do programa, ou seja, durante 6 meses.

Ainda, segundo o site da CMA, “dos jovens que vão integrar o Programa de Voluntariado, 21% frequentam cursos na área das Ciências Sociais; 15,6% estudam Engenharias; 14,5% são das áreas de Gestão, Contabilidade, Administração e Economia; 14,5% das de Ensino-Educação e 8,4% estudam Ciências Naturais, designadamente. Os bolseiros são oriundos de 33 freguesias do Concelho de Amarante, sendo que a maioria tem residência em S. Gonçalo, seguindo-se Gondar, Figueiró (Santiago) Telões e Gatão.

Aqui está o exemplo de uma boa medida, porque além de ajudar os jovens universitários mais carenciados, estimula o serviço de voluntariado e permite ainda uma primeira experiência no mercado do trabalho.

1 comentário:

Cardoso disse...

A maior fraude que pode existir, pois apenas são resgatados os jovem que tem pessoas "conhecidas" ou familiares junto da câmara ou juntas de freguesia. Além disso cumprem o voluntariado em sua casa (DINAMIZANDO a sua própria vida). Mas a vida é assim a injustiça está espalhada por toda a parte...