18 abril 2006

A morte do "Dino"


Portugal parou para chorar a morte do actor Francisco Adam.

Confesso que no domingo quando escrevi o post sobre a morte do actor da telenovela “morangos com açúcar”, fi-lo apenas com o intuito de manifestar a minha indignação por ainda, em pleno sec. XXI, os acidentes rodoviários serem a maior causa de morte de pessoas com menos de 35 anos.

Nunca pensei que a morte do “Dino” gerasse uma onda tão grande de consternação e solidariedade. Confesso que isso me faz confusão.

Obviamente que todos lamentamos a perda de mais uma vida humana, mas não compreendo os directos da TVI e o destaque que se está a dar à morte do actor.

Francisco Adam era apenas um jovem em início de carreira. Não se lhe conhecem atitudes ou acções para com o país que justifiquem tamanho destaque, nem foi a única vítima mortal em acidente de automóvel este fim de semana.

Se toda esta cobertura televisiva fosse para alertar para os perigos que existem na estrada, até compreendia, mas assim...

O jovem actor vinha de uma festa, onde apenas com a sua presença recebeu um caché bem simpático. Ao que se sabe, vinha a conduzir a alta velocidade.

Que me desculpem os corações mais susceptíveis, mas acho que a própria TVI se está a aproveitar um pouco desta morte, porque de outra forma não se justificam tantas reportagens e directos.

No domingo recebi, quer por sms quer pela Internet, dezenas de mensagens, a roçar o ridículo, a pedirem solidariedade para com o jovem actor e sugestões que iam desde andar de preto até colocar flores na janela de casa.

Repito que lamento a morte do actor, mas continuo a não perceber tantas lágrimas vertidas por pessoas que nunca o conheceram pessoalmente. Lamento que se estejam a envolver crianças indefesas em toda esta situação. Esses mais novos não compreendem a morte e acredito que toda esta exploração possa mais tarde criar medos, fobias e traumas nessas crianças.

Que a alma de Francisco Adam descanse em paz.

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

eu não descansaria em paz se fosse administrador da TVI neste momento...tudo me parece um grande aproveitamento a fugir para o publicitário, próprio de uma sociedade verdadeiramente capitalista selvagem...

abraço

Anónimo disse...

Nunca pensei que o Francisco Adam morresse tão novo!!!!!!!!!!
A vida foi muito injusta com ele.
Gostava muito dele.
Não tive opurtunidade de o conhecer mas era como se fosse um membro da familia.

Anónimo disse...

Olha Dino as bybes Dino eu eu eu eu eu eu eu eu era era era e serei para toda a minha vida tua fã mas Dino nao acredito que morreste num acidente estupido eu nao te consigo tirar da cabeça jovemmm nao tou a falar de paixoes so nao acredito que morreste, tu eras um rapaz muito fix, Deus e jesus e a tua familia que rezem muito por ti eu vou te deixar por em paz e sossego!!!

prima de dino disse...

olha jose manuel monteiro o trabalho da tvi é esse e axo mt bem reordar dino tu kerias ser recordado como o meu primo mas nao o es e nao te admito o ke disseste vais descansar mt mal e sem paz nenhuma para toda a tua VIDA.